Páginas

Bolo de maçã e vela falsa


Maridão trabalha em outra cidade e por conta disso fica longe dois ou três dias na semana. Toda semana eu digo que vou mandar um bolinho simples pra ele e os colegas de trabalho, acho que é um carinho e uma forma de dar a ele a sensação de casa. Mas como trabalho com doces e bolos eu queria fazer qualquer coisa na segunda, manos fazer um bolo por mais simples que ele fosse.

Depois que vi essa receita resolvi que faria naquele dia, no blog que peguei a receita ela dizia ser o melhor bolo de maçã que ela tinha comido e pela descrição eu fiquei babando. A receita era simples e sofreu algumas alterações por conta da falta de alguns ingredientes que não tinham aqui em casa e que não encontrei no mercadinho sem vergonha da minha rua.

Ingredientes e modo de preparo retirados daqui, observações em vermelho são minhas. Esse blog é ótimo, conheci essa semana e já o li quase todo e quero tentar reproduzir várias receitas. Eu não tenho intolerância a lactose, mas pra quem tem é uma maravilha porque ela só posta receitas sem lactose.

"Bolo de Maçã Sem Lactose - O melhor que eu já comi
Fonte: tiquinho adaptado da tia Martha.

3 xícaras de chá de farinha de trigo (usei metade de farinha integral e metade comum)
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 1/3 xícara de chá de óleo vegetal (usei de canola) (usei o óleo de girassol, na próxima vez usarei somente uma xícara)
1 xícara de açúcar (usei demerara) (usei 1 xícaras do açúcar refinado)
1 xícara de açúcar mascavo (usei 1 xícara de açúcar refinado)
3 ovos grandes
3 a 4 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos (aprox. 3 xícaras) 
1 xícara de chá de castanhas grosseiramente picadas (usei nozes, mas você pode usar o que quiser) (não usei)
1 colher de chá de essência de baunilha (não coloquei)
1/2 xícara de chá de uvas passas (opcional, não coloquei) (não usei)

1. Peneire a farinha, a canela, o bicarbonato e o sal, reserve.
2. Numa vasilha separada, misture o óleo, os açúcares e os ovos. Bata na batedeira em velocidade alta até ficar bem homogêneo.
3. Coloque a batedeira em velocidade média e acrescente aos poucos a mistura da farinha, bata até ficar homogêneo.
4. Acrescente as maçãs, as castanhas e as uvas passas e misture com uma espátula. Coloque a essência de baunilha.
5. Transfira a massa para uma forma com buraco no meio previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. O bolo demora um pouco para assar, aproximadamente 1 hora. Faça o teste do palito."

Uma pena que minhas fotos não chegam nem perto de mostrar a delícia que ele é.

Molhadinho e com pedaços de maçã. Hum...

Esse bolo é tudo de bom nesse mundo, mandei mais da metade do bolo pra ele levar e poucas horas depois que ele chegou no trabalho me mandou uma mensagem dizendo que tinha acabado e todo mundo gostado =)

Mudando completamente de assunto... No post passado eu falei da vela falsa que comprei pra colocar dentro da minha luminária e recebi algumas perguntas sobre ela. Ela nada mais é do que uma vela de brinquedo que funciona a bateria. Ela tem o tamanho de uma vela para rechaud só que não precisa de fogo. Eu acho ela perfeita pra ser usada em luminária sem correr o risco de incendiar a casa. rs





5 comentários on "Bolo de maçã e vela falsa"

Silvia on 3 de outubro de 2012 20:44 disse...

Queto ver qdo vc vai se animar para testar uma receita sem gluten, sem soja e sem lactose para mim! Mas pode ter leite e manteiga sem problema! Abusada, né? ;)

Beijos!

Ju on 4 de outubro de 2012 08:51 disse...

DANEEEEEEEEEEE
eu AMO bolos e tortas de maçã!!!! Coooooom certeza vou testar essa receita!!!
Vou anotar jáááá!
beijocas ju

Bruna e Leandro on 5 de outubro de 2012 10:22 disse...

ai que fome rsrsrsrsrrss
manda um pedaço do bolo pra mim?! rsrsrsrsrrs

Lu on 9 de outubro de 2012 18:29 disse...

Me deu uma vontade de comer esse bolo, rs... Vou testar a receita, beijos!

Roberta Legalmente Esposa on 14 de outubro de 2012 20:49 disse...

hmmmmmmmmmmmmmmmmmm as fotos estão dando água na boca.
Receita guardada :))
Beijo

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices