Páginas

Cobrindo bolo com pasta americana


Devo, não nego, pago quando puder. Pra fazer esse post eu precisava de alguém pra fotografar e vocês vão entender porque. Agradeço ao Mendel que fotografou tudo pra poder fazer um PAP explicadinho.

Algumas pessoas já me pediram pra postar uma ajudinha de como cobrir um bolo com pasta americana. A primeira vez que cobri foi no meu aniversário desse ano. Não sabia técnica nenhuma, simplesmente comprei e me arrisquei com o que eu achava que seria o certo. Depois que fiz o curso descobri que realmente não sabia nada!

A pasta americana é temperamental (dependendo do calor, umidade do ar, tudo isso interfere no comportamento da pasta) e precisa de alguns cuidados pra ficar o mais retinha e bonita possível. Esses cuidados começam com o bolo, eu não consegui tirar fotos do PAP do bolo, a máquina estava com a bateria descarregada, mas vou tentar explicar. Sempre faço bolos com três camadas de recheio e pra isso asso dois tabuleiros do mesmo tamanho e corto cada um em duas partes iguais. Aqui vem o primeiro cuidado, cada parte de bolo não pode ficar nem muito alta nem muito baixa. O ideal gira em torno de 2 cm. Por que? Porque um bolo bacana deve ter em torno de 8cm de altura. Calcula comigo: 2 cm de altura cada camada + cerca de 0,5 cm de recheio (sempre coloco mais). Isso dá mais ou menos 9,5 cm de altura. Ué Danee, mas você disse que o bolo deve ter 8 cm. Sim! O bolo é montado dentro de um aro com o mesmo diâmetro do tabuleiro e com 8 cm de altura o que fica pra fora desse aro você deve prensar pra caber ali e coloca um pesinho. O bolo deve ficar prensado por no mínimo 5 horas. quando você tirar o aro o bolo vai estar todo retinho. Só tem um porém, eu já observei que como eu exagero no recheio e o bolo é molhadinho, ele sempre dá uma deformadinha. O que é isso? O bolo entorta um pouquinho com o peso da pasta americana, o que requer um pouco mais de esforço pra ele ficar com a pasta lisinha e bonita, mas prefiro isso e um bolo gostoso e bem recheado. 


 Tem que trabalhar bastante com a massa pra eliminar possíveis rachaduras


 Quando ela estiver lisinha e sem nenhuma rachadura aparente comece abrir a massa.

 Use uma "petequinha" para salpicar açúcar impalpável evitando que a pasta grude
"Petequinha": eu uso um pedaço de perfex(novo), coloco o açúcar e fecho com aqueles arames de pão

 Vai abrindo em movimentos circulares

 Gire sempre a pasta pra ela não grudar e sempre que começar a grudar use a petequinha (pouco! muito açúcar resseca a pasta)

 Com a pasta aberta, passe uma fina camada de glacê real para a pasta aderir no bolo, tem que ser rápido pois o glacê seca rápido.

 Passe o glacê e tire o excesso, é só pra grudar a pasta, limpe o prato.

 Enrole a metade da pasta no rolo e cubra o bolo, nesse momento toda atenção é pouca. 

 Passe a mão com movimentos rápidos no topo e nas bordas e em seguida vá grudando a pasta no restante do bolo.

 Cuidado com as pregas que vão tentar se formar.

  Abra a prega que se forma na pasta e alise com a mão.

 Uma prega tentando se formar, desfaça e alise com a mão. Esse processo todo deve ser rápido pra pasta não rasgar e te matar de ódio.

 Alise bem a pasta com as mãos tentando eliminar qualquer imperfeição.

 Corte o que sobrou de pasta e guarde, essa pasta pode ser utilizada desde que não tenha "sujado" com farelo de bolo ou glacê. Guarde embalada em saco plástico e longe de umidade.

 Amasse a pasta que sobrou e guarde em saco plástico e um pote com tampa, não pode guardar na geladeira.

 Decore como preferir.

 Bolo decorado pra minha mamãe. Os detalhes dos laços e flores foram feitos com pasta própria pra laços, ela parece uma pasta americana só que permite ser trabalhada numa espessura bem fina sem quebrar e conseguimos fazer esses movimentos. As bolinhas fiz com glacê real, mas como foi a primeira vez que fiz, elas não ficaram uniformes :(


 Eu sempre uso a pasta americana da marca Arcolor. Só que a embalagem de 800g não é a ideal, pois ela é mais molinha. Dê preferência por comprar o baldinho de 1,2 kg (que cobre um bolo de 30cm e sobra um pouco) a pasta é um pouco mais durinha. Faço o bolo com um dia de antecedência e decoro no dia que vai ser consumido, assim o bolo fica bem fresquinho, mas em geral a validade do bolo é de cinco dias, não vai me fazer um bolo cinco dias antes por favor. Quando vou fazer algo na cozinha normalmente estou sem esmalte, mas como esse bolo foi feito entre dois casamentos eu usei luvinhas pra evitar que o esmalte soltasse e fosse parar na comida. Limpe bem a base onde você vai trabalhar, eu uso álcool em gel com toalha de papel.

Obs 1: A pasta não pode nem ser muito esticada e nem ficar muito grossa, o ideal é deixá-la com cerca de 0,5 cm de espessura.

Obs 2: Não ganho nada para fazer esse post ou qualquer outro, se indiquei uma marca é porque das que experimentei foi a que mais gostei.

Obs 3: Tem um blog ótimo que tem alguns PAP e ela sempre responde a sua dúvida, é só escrever nos comentários que em alguns dias ela responde no próprio comentário. Quer conhecer? Clica aqui.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida tentarei responder no próprio comentário.

21 comentários on "Cobrindo bolo com pasta americana"

•♥ Sra. N ♥• on 26 de setembro de 2011 às 09:40 disse...

Caraca! eu jurava que decorar um bolo assim era muito mais complicado.

Não me pareceu de grandes dificuldades, claro que precisa ter tempo e estar disposto.

Quem sabe eu comece com umas frescuras em alguns de tamanho menor...s


Bjs

Liliane on 26 de setembro de 2011 às 10:04 disse...

Parece rápido e fácil, mas dá um trabalhão, néam?
Esse bolo ficou super lindão!
Beijos

Reformando a dois on 26 de setembro de 2011 às 10:16 disse...

Quanta habililidade flor!!!

O bolo ficou lindo mesmo, sua mãe deve ter adorado. Parabéns!!!

Bjs
Neili


P.S.: Flor!! Se puder, dá uma lida na última postagem que publipquei no blof (Please!!!)

Silvia on 26 de setembro de 2011 às 15:27 disse...

Esse bolo da sua mãe ficou lindíssimo!

Tô louca para experimentar um dos seus bolos com recheio diferentes!

Beijos!

Giselle Baeta on 26 de setembro de 2011 às 22:08 disse...

Nossa, que post incrível!
Imagino o trabalhão que deu! Mas ó, valeu a pena, tds as suas leitorar aqui babando! E tô aqui pensando, será q depois desse PAP eu consigo fazer? Confesso que as últimas tentativas foram meio frustantes, kkkk...
Mas sou brasileira e não desisto nunca! Obrigada pelas dicas, queridaaa!!! Quero testar! Bjs

Elizabete Soares on 27 de setembro de 2011 às 22:27 disse...

Hoje a farra das crianças foi muito
bacana! Abri a porta da lavanderia
ea fila estava formada. Era um tal de tia eu quero, me da o do meu irmão
que esta em casa,rsrsrs esta história eu já conheço, já fiz tanto isso quando era criança!
Tia e o meu, tia me da, tia, tia, tia
Ahhh!!! Como foi bom esse dia...
Obrigada Tessouro pela sua ajuda!
Te amo um tantão Bjim

Sue Ellen Sales on 1 de fevereiro de 2012 às 14:30 disse...

Ahhhhhhh! Ficou lindo o bolo.. sou louca pra aprender a mexer com pasta americana..
me falaram de uma pasta feita com leite ninho, já usou? dizem q tem um sabor bem melhor..

Rafaela on 19 de março de 2012 às 18:18 disse...

Olá boa noite.Para vc fazer este bolo quanto de pasta vc usou? E qual era o tamanho do bolo?
E o q vc usou p passar no bolo antes de colocar a pasta? Por favor me ajude, são essas coisas q estão me pegando p fazer um bolo perfeito igual o seu.

Bru on 18 de setembro de 2012 às 17:38 disse...

Olá gostaria de tirar uma duvida! Você disse que deixa o bolo já com o recheio em uma forma com peso em cima por 5 horas.. mas ele tem que ficar dentro ou fora da geladeira?

Ja tentei fazer um bolo assim mas não deu muito certo! o bolo começou a desmoronar! Acho que por causa do peso da pasta e por conta do recheio tbm... mas essa dica sua de deixá-lo 5h é mt boa.. deve resolver esse problema q tive!

Beijos

Anny Dhuarte disse...

adorei as dicas sempre que cubro bolos com pasta americana ela se enche de rugas e eu não consigo tira-las...nossa que odio!!!...mais agora acho que vai ficar mais simples...bjão!

Bia on 18 de janeiro de 2013 às 11:59 disse...

Ai, amei as dicas, vou fazer o meu primeiro bolo "bonitão assim" hoje para o meu aniversário... vamos ver no que vai dar, posto a foto no meu blog. Beijo

Anônimo disse...

Que lindo que ficou!! Minha mãe faz bolo, e sempre a ajudo. Não conseguimos deixar a pasta lisinha quando a colocamos no bolo. Vamos usar menos açúcar na próxima vez, e tenho certeza que vai dá certo.
O laço do bolo ficou um arrasooooo.
Parabéns!!!

Anônimo disse...

amei de + !!!

Jandira Serva on 12 de março de 2014 às 12:39 disse...

Queria muito saber que madeira é essa da sua bancada que não gruda a pasta!

Anônimo disse...

Se eu quiser escrever algo sobre a pasta americana, que tipo de glacê, e bico devo usar? Adorei suas técnicas e sua arte!! Obrigada! Beijo no <3

Unknown on 6 de novembro de 2015 às 11:36 disse...

Que maravilha!!! Achei tranquilo, mas vamos ver na prática..hahahahaha
Lindo!!

Tatiana Lessa on 4 de janeiro de 2016 às 13:35 disse...

Parabéns! Adorei as dicas.

Unknown on 26 de julho de 2016 às 11:49 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 26 de julho de 2016 às 11:49 disse...

Ñ consigo entrar no blog q vc indicou, diz q preciso ser convidada. Como faço p ter acesso.

Unknown on 26 de julho de 2016 às 11:49 disse...

Ñ consigo entrar no blog q vc indicou, diz q preciso ser convidada. Como faço p ter acesso.

Unknown on 26 de julho de 2016 às 11:50 disse...

Ñ consigo entrar no blog q vc indicou, diz q preciso ser convidada. Como faço p ter acesso.

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices