Páginas

Fazendo Gordice


Agora o blog vai ter uma nova seção, totalmente inspirada na da . Só que aqui o assunto é outro. Comida é claro! A princípio a seção
Fazendo Gordice receberá receitas de pessoas convidadas. Conheço muita gente que tem a cozinha como passa tempo, paixão e que são amantes da comida despretenciosa, gostosa e simples. Claro que também encaram desafios culinários e super sofisticados, mas essa não é a intenção da seção. O lema é: cozinha fácil, barata e gostosa. As receitas terão que ter ingredientes fáceis de serem encontrados, que não custem caro e práticas. Não tem coisa que eu mais odeie no mundo do que abrir um livro de receitas e ter ingredientes impossíveis ou hooooras de preparo. Definitivamente essa não é a proposta.


A primeira convidada para aparecer aqui, foi a Elisa, amiga linda e fofa que conheci através da Geografia. Ela é apaixonada por cozinhar. Faz cada coisa maravilhosa! Nossas conversas sempre terminam em torno de dicas culinárias ou novas receitas. Ela mora em São Paulo e sempre fazemos várias gordices juntas. A mais clássica e que adoramos é emendar uma refeição na outra. O famoso almojanta, indo de um restaurante pra uma sorveteria ou outro lugar que venda um bom doce encerrando com uma boa pizza ou outra gordice. Ainda bem que moramos um pouquinho longe. A dieta agradece.



Essa é uma receita de uma amiga minha: uma versão fácil-moderna-século XXI do pão de queijo. E de vários sabores! Tem só 3 ingredientes, sendo que dois deles você pode trocar e adaptar para criar os mais variados sabores. Eu só fiz uma vez, e aí vai a receita que eu fiz:

1 xícara de purê de mandioquinha (ou batata baroa para os cariocas)

1 xícara de polvilho azedo

1 ½ xícara (ou mais) de queijo parmesão ralado

Misture (com as mãos) todos os ingredientes em um recipiente até formar uma massa. Faça bolinhas, como pão de queijo, e coloque para assar em forno médio pré-aquecido (aproximadamente 180oC) durante 50 minutos.


Esse pão de queijo pode mudar se sabor se você mudar o legume e o queijo. Tem que sempre ser algum legume com bastante amido, para fazer a massa crescer. Já pensei em muitas possibilidades de mistura, como batata com cheddar, batata com queijo brie, batata doce com muzzarela... enfim, todas as opções que você puder imaginar! É bem fácil! Quanto mais gostoso for o purê, melhor ficará o pão de queijo. A parte chata é que fica bastante tempo no forno (as vezes mais de 1 hora), ou seja, mais tempo de tentação!


Uma dica bacana, que ajuda o pão de queijo a assar melhor e não grudar, é aquecer a forma antes colocar as bolinhas para assar. É só pré-aquecer o forno com a forma dentro, e colocar as bolinhas na forma quente, e voltar a forma para o forno.


Observação: Perguntei à Elisa como esse purê era feito, se era o legume amassado depois de cozido ou aquele tradiconal que a gente faz com leite e manteiga. Ela respondeu que quanto mais caprichado for o purê, mais gostoso o pão de queijo vai sair. Essa é uma ótima receita pra fazer com sabras do purê.


Vou ficar devendo a foto da receita, mas assim que ela enviar eu atualizo o post.


Obrigada Elisa por aceitar tão prontamente o meu convite. Volte sempre que quiser.


Beijocas

7 comentários on "Fazendo Gordice"

Helen on 23 de junho de 2011 às 09:40 disse...

Adorei a ideia da seção! E gostei MUITO da receita. Vou testar (depois do casamento, né?)
Ah, desculpa por não terpassado aqui esses dias...com o casamento chegando, estou numa correria...
Beijinhos!

Danee on 24 de junho de 2011 às 09:29 disse...

teste

Elisa Verdi on 24 de junho de 2011 às 17:01 disse...

Oi querida! adorei o post! muito obrigada pelo convite para participar, adorei mesmo! vamos sempre continuar compartilhando gordices, com certeza! beijos

Naina on 25 de junho de 2011 às 17:53 disse...

isso é feio, sessão gordice.
só pra engordar os outros.

Silvia on 27 de junho de 2011 às 14:43 disse...

Hum... Vou testar aqui em casa depois. Não leva gluten e o queijo eu posso escolher um com baixo teor de lactose.

Adorei!

Beijos!

Ju on 28 de junho de 2011 às 10:23 disse...

eu quero participaaaar! posso?? e posso participar com a receita que já passei para vc? minha famosa mousse de gorgonzola?? ela é a receita mais fácil que sei! rs

a outra facil é a mousse de chocolate da angélica, mas é dela, e não minha! hauhahaua

beijocas, ju

•♥ Sra. N ♥• on 7 de julho de 2011 às 09:41 disse...

Uí. Acho que com essa receita dela, consigo enganar marido a comer mandioquinha.

Juro que tentarei.

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices