Páginas

Como desperdiçar menos comida?


Olá pessoal,

Toda recém casada passa pelo desperdício de comida. Assim que casamos jogávamos muita comida fora. Uma vez joguei quase 1 kg de frango no lixo porque tive que descongelar tudo de uma vez e lógico não conseguimos comer essa quantidade toda de frango. Isso sem falar em frutas, legumes e verduras, essas então estragam mesmo! São muito sensíveis.

Vou falar algumas dicas que funcionam aqui em casa.

Feijão- Cozinho uma panela de pressão de 4 litros e 1/2 e divido o feijão em potinhos. Cada potinho dura cerca de dois dias. Faço um refoado de alho e cebola e coloco o feijão congelado dentro, então enquanto ele descongela, ele tempera.

Arroz- Faço uma xícara de arroz por noite o que dá pra gente jantar e levar na marmita. Arroz fresquinho todo dia.

Carnes- Faço sempre pouquinho e compro bandejas com poucas quantidades, assim só descongelo a quantidade que vamos consumir.

Frango- Compro as embalagens que possui filés congelados individualmente, elas permitem que você tire da embalagem somente o que será consumido. Depois que as conheci nunca mais joguei frango fora. Tem dessas embalagens de várias partes do frango.

Peixe- Compro filés congelados no mesmo esquema do frango, ou então compro peixe fresco na peixaria que tem perto de casa.

Frutas- O Mendel não come muitas, praticamente maça e banana. Maça eu compro as da Turma da Mônica. Adoro essa maça, ela é sempre crocante e azedinha. Banana compro sempre pouca pra não estragar, normalmente de seis em seis.

Legumes- Nas compras, compro os que são menos perecíveis como a batata, cebola, cenoura. E os outros vou comprando de acordo com a necessidade. Novamente o Mendel não come quase nenhum.

Verduras- Essas só compro mesmo quando vamos consumir, estragam muito rápido e estão custando carinho devido a tragédia da região Serrana.

Com essas medidas a quantidade de comida desperdiçada se reduziu a quase zero, são atitudes simples que funcionaram bem pra gente. Atualmente a gente só joga fora de comida aquele pouquinho que sobra e que fica rolando na geladeira. O bolso e a consciência agradecem.

Ainda vou fazer aqui um resumo de como manter a casa organizada sem virar escrava dela.

O que vocês fazem pra evitar o desperdício?

Beijocas

6 comentários on "Como desperdiçar menos comida?"

Ju on 28 de janeiro de 2011 às 19:29 disse...

Danee, eu tenho comprado as coisas aos poucos mesmo e com isso tenho evitado jogar coisas fora!O maridón devora frutas, devora mt mais do que eu! então fruta raramente estraga, o que as vezes estraga é alface, berinjela, mas aí tenho optado por comprar pouco mesmo e enfrentando a tão temida fila do supermercado quando acabar rs
beijocas, ju

Carol on 28 de janeiro de 2011 às 19:38 disse...

Xiii.. aqui em casa nada estraga. Nós fazemos o aboninavel por todos:
E só cozinho na terça (antes era na segunda, mas no verao nao dá), e comemos até sexta a mesma comida (no almoço, janta é lanchinho leve, sanduiche de queijo minas com blanquet)
A salada dura bem 3 dias no verao, entao a gente come beeeeem nos primeiros dias.
Feijao eu faço assim tb. Faço 1 kg de uma vez, coloco em potes e congelo. Vai 1 pote por semana mais ou menos. E o arroz dele é branco e o meu é integral, ambos eu congelo tb hehehe

Nao tenho paciencia de fazer comida todo dia :D

Beijinhos.

SIMIRAMIS on 28 de janeiro de 2011 às 21:44 disse...

detesto estragar comida, faço o suficiente para o dia por causa das crianças tem que ter comida fresquinha todo dia só o feijao q faço pra no máximo 3 dias e eles só comem no mesmo dia que faço, frutas depois que comecei a RA nunca mais estragaram quase q num da pra chegar no sábado q é o dia que faço feira, verdura e legumes tb só compro o necessário por isso prefiro comprar em supermercados porque vc só compra a qtd que quer, e não de kg ou meio kg.bjs

Flavia on 28 de janeiro de 2011 às 22:06 disse...

Dá uma pena ver comida estragando, principalmente num país com tanta miséria como o nosso!!
Minha mãe é nutricionista e volta e meia ganha cestas de frutas. Nós aqui amamos frutas, mas às vezes chegam tantas que é impossível dar conta de tudo. Daí minha solução é fazer suco na centrífuga. Para 1 copo de suco, lá se vão por exemplo 3 maçãs que poderiam acabar na lata do lixo...Beijos!!

Laiz Malafaia on 29 de janeiro de 2011 às 16:26 disse...

Aqui em casa ainda nao conseguimos nos organizar quanto a isso! Vira e mexe uma panela de alguma coisa vai parar no lixo.
Agora que acertamos a medida do arroz..rs
Feijão e carne são terríveis, é que o mais jogamos fora..
Frango e peixe nunca fiz, desde que casei.

Vou tentar a solução do potinhos menores para congelar o feijão.

Thyene on 29 de janeiro de 2011 às 18:24 disse...

AAcompanho sempre seu blog e hj resolvi escrever.
Eu passava pelo mesmo problema. Agora eu estou conseguindo controlar o desperdício.
Queria uma ajuda su.a AMEI o prato em que vc colocou o bolo do seu marido e estou doida para comprar um. Onde vc encontrou? BJs

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices