Páginas

Amamentação - Desmame



 
Primeira foto da Morena mamando, com três dias de vida.

 Sempre tive uma vontade muito grande de amamentar a Morena exclusivamente e em livre demanda pelos seus primeiros 6 meses e depois a ideia era de seguir com a amamentação até que ela tivesse no máximo um ano e meio. Não sei porque essa era a data "limite" na minha cabeça.

No início a amamentação foi bem complicada, o peito doía, Morena não conseguia mamar o seio direito na posição "normal" e sugava com muita voracidade. Lembro de várias vezes passar pela minha cabeça coisas do tipo " se continuar assim eu desisto" "quando melhora?" "Ódio dessas campanhas de amamentação"... Com aproximadamente um mês tudo melhorou e a amamentação ficou gostosa e era tão prático, pra sair era só pegar a bolsa e sair que a alimentação tava garantida.

Completamos o tão sonhado seis meses de amamentação exclusiva (morro de orgulho!) e eu chorei feito criança por ter conseguido e pelos vários momentos de cumplicidade só  de nós duas. Ali acabava a exclusividade mas a livre demanda continuava. Ela completou um ano e a demanda aumentava, ela chegava a acordar a cada meia hora e isso me tirava do sério. Trabalhar no dia seguinte estava sendo desesperador, mas eu ainda não estava pronta pra "forçar" um desmame.

Chegamos a tal da "data limite" e a amamentação seguiu firme e forte. Ignorava solenemente os "conselhos" de que ela estava grande pra mamar, que ela não precisava, que estava mal acostumada e seguimos nosso fluxo.

Quando ela completou 1 ano e 7 meses a livre demanda começou a me incomodar, ela puxava minha roupa na rua e pedia pra mamar a cada 5 minutos. A amamentação já não era mais prazerosa pra mim e estava na hora de começar o desmame. A minha ideia, depois que eu desisti da "data limite"era que a amamentação seguiria enquanto fosse prazerosa pra nós duas. Se não ficasse legal, a história terminaria.

Então comecei a ler sobre como eu poderia conduzir o desmame da melhor maneira possível. Conversava com ela toda vez que ela pedia pra mamar que ela poderia mamar mas que ele estava acabando. Em abril fizemos uma viagem à Cuba e coloquei na cabeça que ao voltar eu faria o desmame. Toda vez que mamava na viagem eu dizia que quando a gente chegasse em casa, ele acabaria.

Então dia 12 de abril com praticamente 1 ano e 9 meses, foi a última vez que ela mamou. No taxi no trajeto do aeroporto para casa ela pediu pra mamar e eu avisei que seria a última vez. Nos dois primeiros dias ela choramingava quando pedia e eu negava, no terceiro dia ela pedia, eu explicava sempre a mesma coisa (que ela era uma menininha grande e o mamá tinha acabado). Ela foi entendendo, ainda hoje pede pra mamar, principalmente quando está aconchegada no meu colo. Pede sem dramas, sem choro. Outro dia quando ela pediu eu coloquei o seio pra fora pra ver qual seria a reação dela (morrendo de medo dela pegar e mamar com vontade) pra minha surpresa ela desaprendeu a pega e o máximo que conseguiu foi umas lambidelas no seio. Parou olhou pra minha cara, colocou o seio pra dentro da blusa e disse: "acabou mamá mamãe" 

Abracei minha filha bem forte com a sensação de dever cumprido e de ter construído uma história tão bacana na amamentação. Apesar de ter feito um desmame "forçado" ele foi construído com muita reflexão, conversa, colo, musiquinhas (o Mendel fez uma música pro desmame e ela cantava junto com a gente) e acolhimento. Foi bom e importante enquanto durou, mas ele chegou ao fim, que a gente crie e fortaleça outros vínculos de amor e cumplicidade. 

Última foto da Morena mamando com 1 ano e nove meses (Havana - Cuba)

6 comentários on "Amamentação - Desmame"

Danee on 10 de junho de 2015 às 12:38 disse...

Testando

Carol on 16 de junho de 2015 às 11:58 disse...

:) bonitas...

Jéssica on 16 de junho de 2015 às 19:28 disse...

Eu choro agora ou depois dentro do quarto sozinha?
=(
poxaaa penso exatamente igual vc, ate 6 meses amamentação em livre demanda e unica fonte de alimento, disse q iria amamentar ate um ano e já passou ainda era prezorosa, agora que li minha mente abriu e pude ver que o prazeroso comecou a não ser tanto =(
gui fez 18 meses e acho q esta na hora deu tirar, ele esta fazendo exatamente igua sua menina e estou passando pela mesma coisa que você, so que infelizmente nao vou pro chile pra aderir seu metado, #raiva hahaha
parabens mamae, foi um desmame natural ao meu ver e sem sofrimento =)
quero um dia voltar com um post sobre o desmame natural rs
bjosss

Mayra on 18 de junho de 2015 às 20:01 disse...

E o sono a noite, melhorou de vez?

Unknown on 20 de setembro de 2015 às 17:49 disse...

Chorei, Nora! Só hoje li. Orgulhosa dessa família linda que vocês construíram.

blogdakyut on 12 de abril de 2018 às 11:13 disse...

Olá,

Navegando pela internet encontrei o seu site e gostei de tudo que li.

Tenho um post que acredito que pode ser bastante útil para as suas leitoras, pois, qual a mulher que não gosta de estar sempre bela e com a autoestima elevada?

Como eu possuo uma pessoa aqui no escritório que costuma escrever uma introdução para agregar novos posts, fica fácil pra você, e para mim seria um prazer contribuir com seu site. Se tiver interesse, só me avisar e te mando, e gostaria que neste post o meu link estivesse nele. E tudo isso sem cobrar nada, totalmente de graça!

Ou se preferir pode constar o meu site na coluna que tem em seu blog junto com os outros links!

O meu post é super completo e fala sobre “Como Cuidar dos Cabelos: Guia Definitivo” e acho que pode te interessar bastante, e principalmente às suas leitoras: https://www.kyut.com.br/blog/como-cuidar-cabelos

Em breve teremos novos posts, que estão quase finalizados, faltam detalhes.

Podemos iniciar uma grande parceria.

Abraços,

Wagner

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices