Páginas

Dicas pra facilitar a amamentação


Já disse aqui que a amamentação dói um bocado e precisa sim de muito preparo. A minha médica só me disse que durante a gravidez eu não deveria passar hidratante nos mamilos e bicos dos seios pra ele ficar cascudo. Tem gente que passa bucha vegetal pra ajudar nesse processo. Eu não fiz e não sei se funciona. A verdade é que mesmo não passando hidratante, o peito não "cascudou" o suficiente.

Então eu fui fazendo e usando o que amigas experientes me ensinavam. Uma amiga de São Paulo no início da gravidez me emprestou um par de conhas de amamentação que foram bem úteis nos primeiros dias de vida da pequena, ajudou a aumentar os bicos e fez com que Morena pegasse o seio direito que ela não pegava de jeito nenhum. Uma outra amiga de Curitiba me mandou pelo correio ainda na gravidez uma pomada chamada Art'Lan de lanolina ultra purificada que dá um alívio na sensação de queimação que ficam nos meus seios depois de amamentar por um tempo prolongado (Morena a noite fica "pendurada" de 18h as 22h + ou -)

Nos primeiros três dias de vida do bebê eles alimentam-se do colostro. O leite mesmo só desce depois do terceiro dia e isso dói os seios ficam duros e com uns calombos que são onde o leite fica armazenado pra descer pelos ductos mamários. Minha E.O (enfermeira obstétrica) veio aqui em casa no terceiro dia pra me ensinar uma massagem pra aliviar a dor quando eles estão muito cheios e ela não quiser mamar. Depois de um tempo o próprio corpo regula a produção de acordo com a demanda do bebê e a gente não sente mais esse incômodo. A massagem deve ser feita em movimentos circulares dos bicos até os calombinhos (você vai sentir com a mão) eles ficam na "extremidade" em volta de todo o seio. Depois de massagear, você deve ordenhar um pouco os seios pra sair um pouco de leite e fazer com que ele desça, aí você faz uma compressa com água gelada pra inibir a produção temporária de leite e diminuir o inchaço. Não sei se eu expliquei direito, procurei um vídeo explicando mas não encontrei :-/

Pra ajudar na cicatrização é bom pegar sol nos seios, mas por aqui não rola ficar com as peitolas na janela. Então uma alternativa é tomar banho de luz com uma lâmpada quente de no máximo 40W por 10 minutos em cada seio. Antes de colocar a luz, eu espremo um pouco de leite e deixo secar com a luz. dizem que o leite ajuda na cicatrização.

 Essa imagem ilustra mais ou menos o que eu falei, esses "cachichos" de uva são os calombos que eu falei que ficam duros e a massagem é pra liberar o leite dos cachichos pros ductos e bico. A massagem tem que ser feita do bico pra cima pra poder desobstruir os caminhos.

 A mesma amiga da São paulo me indicou que comprasse esse protetor de seios, ele custa em média 40 reais e por ser em gel, ele deixa um geladinho nos seios que aliviam bem as dores.

 Eu uso esses protetores de seio durante o dia e o em gel eu normalmente coloco a noite.

 Essas conchas eu usei nos três primeiros dias, depois que o bico "pulou" eu parei de usar porque minha EO disse que a umidade pode fazer mal e criar fungo.

 Essa foi a pomada que uma amiga mandou, ela dá uma baita aliviada nas dores e junto com o protetor em gel o alívio é ainda maior.

 Essa bomba manual de retirar leite é uma porcaria, mas ajudou um pouquinho no primeiro dia da descida do leite.
Depois uma outra amiga me emprestou essa bomba manual da avente que é infinitamente melhor.

Essas são as dicas que eu tenho pra tentar aliviar os incômodos causados pela amamentação, espero que elas ajudem alguém.

3 comentários on "Dicas pra facilitar a amamentação"

Unknown on 10 de agosto de 2013 às 14:41 disse...

Ótimas dicas!!

Flicka on 11 de agosto de 2013 às 22:36 disse...

Muuuuito provavelmente foi pedir arrego e ajuda a vc daqui 1 mes e pouco, ta?? Mesmo com esse post mega explicativo, vou precisar de força amiga! Ate pq depende da criaturinha tb, da pegada dele.. pq bico eu to com o maior bicao, mas confesso que to com medo de nao conseguir amamentar por algum motivo.. ai ai..

Beijocas!

Helen on 14 de agosto de 2013 às 12:28 disse...

Posso confessar que estou com mais medo das dores da amamentação do que do parto?! Gostei das dicas da massagem...por aqui, também será difícil pegar sol (bem, só se os vizinhos não se incomodarem com um topless kkkkk) Não sabia dessa história de não passar hidratante nos bicos do seio (meu médico falou para hidratar bem os seios para evitar estrias...bem, talvez ele quisesse dizer tudo menos os mamilos, mas eu não entendi direito...ainda tá em tempo de ajustar, né?!) Amigas brasileiras me falaram para passar uma bucha, mas as americanas nunca tinham ouvido falar disso. Ai, as informações são tão divergentes!!!
Bem, que bom que agora vc já entrou num ritmo mais estável com a Morena e estão se entendendo bem :)

Postar um comentário

 

"Por onde for quero ser seu par" 2011 | Desenvolvido por Craftices