Na receita ele informa que o tempo de forno fica em torno de 20 minutos, mas eu sempre deixo mais pra ele ficar bem crocante e sequinho por dentro. A primeira vez que fiz tirei do forno assim que ficou moreninho e quando mordi ele ainda estava um pouco cru por dentro. Voltei ao forno e deixei mais uns 10 minutinhos e ele saiu maravilhoso.
Façam! É rápido e muuuuuito gostoso. Aqui em casa a gente come acompanhado de um vinhozinho.
Receita retirada daqui
INGREDIENTES
250 ml de água
100 g de manteiga
1 pitada de sal
150 g de farinha de trigo
4 ovos
100 g gruyère ralado grosso (ou 50 g de gruyère + 50 g de parmesão)
1 gema batida
100 g de manteiga
1 pitada de sal
150 g de farinha de trigo
4 ovos
100 g gruyère ralado grosso (ou 50 g de gruyère + 50 g de parmesão)
1 gema batida
MODO DE PREPARO
Em uma panela com fundo grosso, coloque a água, manteiga e pitada de sal e leve ao fogo médio até ferver.
Retire a panela do fogo e adicione a farinha de trigo, misture bem e volte a panela novamente ao fogo, mexendo sempre, até secar e desgrudar da borda da panela.
Desligue o fogo e adicione 4 ovos, uma a um, mexendo sempre. Junte gruyère ralado grosso (ou gruyère + parmesão) e misture.
Com uma colher de sopa, pegue porções da massa (feita acima) e coloque uma assadeira untada com manteiga. Pincele os gougeres com 1 gema batida e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
9 comentários on "Pão de queijo francês"
Cara ótima!
E eu amo gruyere!
Mas não to podendo com pães de queijo... rs Ando fugindo! Melhor nem fazer pq é mta tentação, e do jeito que marido adora pão de queijo, vai fazer que nem o Mendel e pedir sempre, e sempre, e sempre. hahaha
Que delícia!!! Acho que vou usar a cota mensal de UM derivado de vaca e fazer esse pão de queijo, pois eu AMO Gruyere!!!
Quando passei 3 meses na Suiça trabalhando, todo santo dia eu comia Gruyere (e chocolate, cerveja, iogurte e batata frita...foram 4 quilos em 3 meses!) Cheguei até a visitar Gruyere, um vilarejo que fica a poucas horas de Genebra, aonde estava morando. Fui na fábrica do queijo e AMEI!!! (apesar de ser meio "eca" vc ver aquela quantidade absurda de gordura dentro dos containers para eventualmente virar queijo rsrsrs) Engraçado que, na Suiça, Gruyere e emmental são os "queijso nacionais" (ou seja, o "queijo suiço") e no resto do mundo, "queijo suiço" é qualquer queijo amarelo com furinhos (o que, cá entre nós, é uma falta de respeito com o coitado do Grueyere rsrsrsrsrs
Hum amo pão de queijo, tem tempos que eu não como!!!
Vc sabe que não vai pro céu, né?
Jura que é bom assim ?????? Já que vc indica farei aqui em casa ... só de olhar os seus, fiquei com água na boca.
Beijinhos
Esse pão de queijo deve ser muito bom. Vou fazer.
Deve ser uma delicia, passa la no meu blog tem promoção:
http://essencia-g.blogspot.com.br/#
eu vou muuuuuuuito tentar fazer =)
Eu amo gruyère!!! Adorei o blog, estou te seguindo!! Bjs
Postar um comentário